Sábado, 07 de Setembro de 2024
Controle de Processos
Newsletter
Previsão do tempo
Segunda-feira - São Paulo,SP
Predomínio de Sol
16ºC 27ºC
Terça-feira - São Paulo,SP
Predomínio de Sol
17ºC 27ºC
Quarta-feira - São Paulo,SP
Parcialmente Nublado
18ºC 27ºC
Quinta-feira - São Paulo,SP
Pancadas de Chuva
17ºC 22ºC
Contador de Visitantes 10888038

“A instrumentalidade com crianças e adolescentes na intervenção técnica da Vara da Infância e da Juventude” é tema de palestra da CIJ

26/07/2024

Evento em parceria com a EJUS.

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizaram, hoje (26), a palestra “A instrumentalidade com crianças e adolescentes na intervenção técnica da Vara da Infância e da Juventude”. A assistente social do TJSP e pós-doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fabiana Aparecida de Carvalho, expôs o tema. A mediação foi feita pelo juiz Maurício José Caliguere.

A palestra abordou o processo da intervenção técnica realizada por assistentes sociais. A palestrante citou a condição especial de desenvolvimento de crianças e adolescentes e ressaltou a importância da abordagem lúdica e objetiva nos atendimentos, cumprindo as especificações éticas de cada profissão envolvida no processo.

“A nossa intervenção existe para subsidiar a decisão do magistrado, com base no melhor interesse da criança e do adolescente. É preciso identificar a demanda apresentada e analisar o contexto em que ela se apresenta, comparando com o que a legislação preconiza”, afirmou. Fabiana destacou a necessidade de analisar a realidade de cada jovem, compreendendo as particularidades de classe social, sexo/gênero, raça/etnia e cultura/história da família. “Compreender e ser solidário com a situação e com a história do outro é uma condição para se estabelecer vínculo”, declarou.

A assistente social comentou o momento da entrevista, quando o profissional deve tratar diretamente com a criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade. Na ocasião, deve-se ouvir e observar o jovem acolhido, identificando suas necessidades e estabelecendo um parâmetro de como ele chegou e de como saiu do atendimento. Fabiana ilustrou sua fala trazendo exemplos de casos reais trabalhados por ela.

Fonte:
  • Endereços
    Escritório
    Avenida das Flores,
    746
    1º andar
    Jardim das Flores,
    São Paulo /
    SP

    CEP:06110-100


    Telefone :
    (55)
    (11)
    36816372
     
 
Endereços
 
 
Escritório
Avenida das Flores,
746
1º andar
Jardim das Flores,
São Paulo /
SP

CEP:06110-100
Telefone :
(55)
(11)
36816372
 
     
© 2024 Todos os direitos reservados - Certificado pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Desenvolvido pelo INTEGRA